terça-feira, 1 de março de 2011

Explicando de forma simples o processo de criação de uma arte cubista.

Olá amantes da arte!

Hoje quero dividir com vocês uma matéria muito legal que trata do processo de criação de uma arte cubista.  Essas explicações são destinadas ao público jovem, por isso, são bem simples, como tudo que é bom!

Espero que seja útil a todos que como eu,  apreciam essa arte!
Lilian



Para desenvolver o seu trabalho Cubista você deve conhecer as origens e algumas características desse importante movimento artístico. Vamos lá.

Os pintores e escultores deste movimento afirmavam que na natureza é possível reduzir todas as coisas a formas geométricas perfeitas, mediante as quais elas podem ser representadas. Essa síntese da realidade é fruto de uma busca dos elementos mais fundamentais e primários das artes plásticas, de suas próprias raízes.
De fato, uma das características principais do cubismo é a revalorização das formas geométricas - triângulos, retângulos e cubos, além é claro, da proposição da pintura e da escultura como formas de expressão. Quanto ao nome dado a esse novo movimento, ele não partiu dos próprios artistas, mas dos críticos de arte da época, totalmente desconcertados diante desse novo caminho de expressão artística.
Ao visitar as primeiras exposições e convencidos de que se tratava de uma arte experimental que nunca chegariam a entender, começaram a se referir às obras com o nome de cubos ou de raridades cúbicas. Essa nova corrente foi representada por dois grandes pintores e escultores: Pablo Picasso e Georges Braque, embora se possa dizer que foi o primeiro, com sua obra As Senhoritas de Avignon, que iniciou o cubismo propriamente dito. 

Vamos iniciar seu projeto Cubista ? Então ... mãos à obra! 

1 - Vamos começar com a escolha de um objeto. Procure um objeto real, que você possa observar todos os seus lados e detalhes. Lembre-se de que esse objeto será o tema principal do seu trabalho, então capriche na escolha. Nós utilizamos uma caixa de fósforos. 

2 - Observe o objeto que você escolheu e desenhe, separadamente, quatro ou mais faces distintas desse objeto. Não esqueça dos detalhes e você poderá, inclusive, desenhar a parte interna do objeto O que vale é fragmentá-lo. 







3- Em seguida, escolha o suporte onde você quer trabalhar, por exemplo, papel, cartolina, tela, computador, etc. Sobreponha às faces desenhadas anteriormente, criando uma imagem do objeto à maneira cubista, ou seja, demonstrar o objeto tridimensional em um espaço bidimensional. Para finalizar o seu trabalho você poderá utilizar as cores sóbrias, como aquelas que os pintores cubistas utilizavam, ou então as cores que você mais gostar. 
  

 
4- Se você quiser poderá transformar o seu trabalho de Cubismo Analítico para Cubismo Sintético  acrescente  colagens  de  letras,  números  ou outros materiais.
 


Fonte:    http://www.historiadaarte.com.br/artejovens.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário