quarta-feira, 22 de junho de 2011

A arte extraordinária de Vik Muniz.

O artista paulistano Vik Muniz é, entre os artistas contemporâneos da nova geração, o de maior visibilidade.

Com obras em acervos de museus como o Metropolitan, o Whitney, o MoMA, de New York e o Reina Sofia, de Madri, o artista plástico brasileiro é muito mais conhecido no exterior que no seu próprio país - onde seu trabalho mais famoso era exatamente o de chocolate na capa do CD Tribalistas, ficando posteriormente mais conhecido através das suas obras exibidas diariamente na abertura da novela Passione.

Explorar o horizonte da percepção visual usando materiais inusitados como serragem, açúcar, areia, papel de parede, jornais ou lixo numa obra de arte não é algo novo, pois Picasso e Braque já o faziam por volta de l9l2 em Paris. Mas Vik usa açúcar, arame, terra, barbante, chocolate, especiarias, lixo, gel, mel, poeira e outros elementos de uma maneira radicalmente criativa, sendo que essas são suas matérias primas e não meros adereços. 

No final de 2010, lançou em New York o documentário "Lixo Extraordinário", um registro do seu trabalho com catadores de lixo do aterro Jardim Gramacho em Duque de Caxias - RJ, onde está localizado o maior aterro sanitário da América Latina. 

A arte de Vik Muniz, embora contemporänea, transcende valores simplesmente estéticos, levando seu público a questionamentos sociais e históricos e a novas interpretações em uma releitura de clássicos, criando grande empatia e intensa interatividade com a sua obra.


Auto retrato em mosaico feito com recortes de revistas e depois fotografado.

Obra realizada para a novela Passione.

Obra realizada para a novela Passione.
Obra realizada para a novela Passione.


Abaixo, a obra realizada à partir desta fotografia - fantástico!!!








Abaixo,  o trailer oficial do documentário "Lixo extraordinário",  realizado em 2010,  sobre o aterro Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo. 



 Interessados em conhecer um pouco mais da vida e obra desse extraordinário artista, poderão visitar seu site oficial:
http://www.vikmuniz.net/

2 comentários:

  1. Passei pra te dizer que tem um selinho pra vc no meu blog
    Beijo
    Gabi
    http://gabi-artemanual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ganhei um selinho seu através de uma amiga em comum a Querida Siglea,im conhecer seu espaço e adorei muito harmoniozo...Parabéns!!
    Bjs!!

    http://lariluzartesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir