sexta-feira, 29 de julho de 2011

A genialidade de M. C. Escher.

Maurits Cornelis Escher (1898-1972) é um dos mais famosos artistas gráficos. Sua arte é apreciada por milhões de pessoas em todo o mundo, como pode ser visto em muitos sites na internet.

Ele é mais famoso por suas chamadas estruturas impossíveis, como Ascendente e Descendente, Relatividade, Imprime sua transformação, como Metamorphosis I, II e Metamorfose Metamorfose III, Céu e Água I ou répteis.
Mas ele também fez alguns trabalhos mais realistas durante o tempo em que viveu e viajou na Itália.
M.C. Escher, fez 448 litografias durante sua vida, xilogravuras e gravuras em madeira e mais de 2000 desenhos e esboços. Como alguns dos seus antecessores famosos, - Michelangelo, Leonardo da Vinci, Dürer e Holbein, MC Escher era canhoto.
Além de ser um artista gráfico, M.C. Escher ilustrou livros, projetou tapeçarias, selos postais e murais. Ele nasceu em Leeuwarden, na Holanda, como o quarto filho mais jovem de um engenheiro civil. Após 5 anos, a família mudou-se para Arnhem, onde Escher passou a maior parte de sua juventude. Após falhar em seu exame do ensino médio, Maurits finalmente foi matriculado na Escola de Arquitectura e Artes Decorativas em Haarlem
Após apenas uma semana, informou seu pai que ele preferia estudar arte gráfica em vez de arquitetura, pois ele havia mostrado seus desenhos e cortes de linóleo ao seu professor gráfico Samuel Jessurun de Mesquita, que o encorajou a continuar com artes gráficas.
Depois de terminar a escola, ele viajou pela Itália, onde conheceu sua esposa Jetta Umiker, com quem se casou em 1924. Eles se estabeleceram em Roma, onde permaneceu até 1935. Durante estes 11 anos, Escher iria viajar por toda a Itália, desenhando e esboçando suas impressões diversas, as quais iria usar quando voltasse para casa.

Os interessados em conhecer um pouco mais da obra de Escher, poderão visitar seu site oficial:

http://www.mcescher.com/















Nenhum comentário:

Postar um comentário