segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O que é litografia?

Olá amigos, 
Que tal conhecer um pouco sobre a litografia?  
Como já fiz uma postagem com gravuras feitas nessa técnica, achei importante falar um pouco sobre o assunto.  E então, aqui estão algumas informações que encontrei na internet.


-0-0-0-0-


A litografia é uma técnica de impressão que utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas. 
Termo de origem grega formada por lithos (pedra) e graphein (escrever). O termo foi criado pelo professor Mitterer em 1805, em Munique.
A litografia foi inventada pelo checo Aloysius Senefelder (1771-1834).
Senefelder 1818 — Litografia de Lorenz Quaglio (1793-1869)
Coube a Alois Senefelder o mérito de ter equacionado e sistematizado os princípios básicos da impressão a partir da pedra. Foi em 1796 em Munique, que Senefelder, autor de teatro de sucesso discutível, na procura de meios de impressão para seus textos e partituras, uma vez que não encontrava entusiasmo por parte dos editores, acabou por inventar um processo químico que permitia uma impressão econômica e menos morosa que os procedimentos gráficos da época.
A invenção abriu novos caminhos para a produção artística, significando também um enorme passo na evolução da impressão de caráter comercial.
Ao contrário das outras técnicas da gravura, a litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através da gordura aplicada sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal.

Definição 

Trata-se de um método de impressão a partir de imagem desenhada sobre base, em geral de calcário especial, conhecida como "pedra litográfica". Após desenho feito com materiais gordurosos (lápis, bastão, pasta etc.), a pedra é tratada com soluções químicas e água que fixam as áreas oleosas do desenho sobre a superfície. 
Pedra litográfica.

A impressão da imagem é obtida por meio de uma prensa litográfica que desliza sobre o papel.  
Modelo de prensa litográfica.

A flexibilidade do processo litográfico permite resultados diversos em função dos materiais empregados: em lugar da pedra, cada vez mais são usadas chapas de plástico ou metal, em particular de zinco. 
O desenho, por sua vez, altera sua fisionomia de acordo com o uso de pena, lápis ou pincel. Testes de cor, texturas, graus de luminosidade e transparência conferem às litografias distintos aspectos.
De extensa aplicação na indústria como processo gráfico - por meio do offset -, a litografia é testada por artistas de diferentes épocas. Francisco de Goya (1746-1828) emprega a litografia no período final de sua vida quando realiza, entre outros, a série Touros em Bordéus. Thédore Géricault (1791-1824), Eugène Delacroix (1798-1863) e Honoré Daumier (1808-1879) são outros exímios na técnica. Daumier, particularmente, executa a litogravura na maior parte de sua obra - calcula-se mais de 4.000 -, sobretudo em seus cartuns políticos e charges sociais. Edvard Munch (1863-1944), por sua vez, reproduz uma série de pinturas de sua própria autoria, como a famosa tela O Grito, que passa à litografia, em 1895, e Melancolia, 1896. A litografia em cores mobiliza o interesse de artistas franceses como Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901), Pierre Bonnard (1867-1947) e Édouard Vuillard (1868-1940), influenciados de perto pelo sucesso das xilogravuras japonesas. Na Inglaterra é possível lembrar as estampas simbolistas de William Blake (1757-1827) e as imagens de James Whistler (1834-1903).




Encontrei um vídeo muito bom e acho que poderão ter uma idéia melhor sobre o processo litográfico.


Sites para pesquisa:
1. http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5086
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Litografia

3 comentários:

  1. Olá, agradecidamente .. somos .. .. GLeam(er)(s) Team.

    ResponderExcluir
  2. Cheguei até essa matéria especulando sobre o significado de uma palavra, segundo o que li, o material usado na litografia ( lápis gordurosos), ficarem conhecidos como sebentos... que deu origem ao significado da palavra sebo. Achei interessante...

    ResponderExcluir
  3. Visitei a exposição do Mocha na Fiesp, em São Paulo, e fiquei curiosa para saber como funciona a litografia. Amei o vídeo explicativo. Muito didático e de fácil compreensão.

    ResponderExcluir