segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A arte de ver.

Queridos amigos,

Hoje, gostaria de falar com vocês sobre a arte de ver. Um assunto fascinante, pois cada um  tem sua maneira particular de ver o mundo e os artistas têm ainda, sua maneira pessoal de representar aquilo que estão vendo.
Imprescindível para qualquer criação artística, devemos antes de mais nada, saber ver.  Ver com os olhos físicos e com os olhos da mente criativa.

Abaixo, estou transcrevendo um texto da coleção: Curso de Desenho e Pintura da Globo, volume: A arte de ver I, que trata da importância do esboço no aperfeiçoamento dessa arte de ver. Espero que seja um texto bem útil a todos vocês.

Com o carinho de sempre,
Lilian

-o-o-o-o-o-


A importância do esboço.

Praticando um pouco todos os dias, você logo supera a fase dos rabiscos e começa a desenhar de verdade.  Quanto mais treinar no seu bloco de esboços (que pode ser até um caderno escolar de desenho), melhores serão os resultados.
Tenha sempre à mão o bloco. Você verá que muitos motivos (temas) vão despertar seu interesse. Rabisque-os à vontade, pois o bloco serve justamente para executar a técnica. O ideal é praticar pelo menos 15 minutos por dia.
Novas experiências.
O bloco é perfeito para desenvolver e testar novas idéias, ou diferentes formas de compor e colorir seus desenhos. Não tenha medo de experimentar: o bloco foi feito para isso.  Algumas de suas idéias talvez não resultem em grande coisa: outras contudo poderão desdobrar-se em novas possibilidades e ser exploradas.

Apontamentos.
O bloco também é ótimo para anotar e rascunhar tudo o que lhe pareça interessante. Com ele por perto você estará sempre preparado para uma ocasião em que a luz esteja propícia, os objetos na posião exata e as cores na combinação adequada.
Algumas anotações rabiscadas rapidamente poderão ajudá-lo, mais tarde, a transformar seu esboço em um desenho acabado.
Experimente esboçar um objeto ou cena em quatro ocasiões diferentes - no mesmo dia, ou ao longo da semana. Ao comparar os esboços, você verá que os últimos serão bem mais soltos e desinibidos.
Todos os exercícios de composição, traço e cor poderão ser utilizados, no futuro, como pontos de referência ou inspiração para novos desenhos e pinturas.

O "medo do branco".
O bloco é o meio ideal para ajudá-lo a desenvolver sua autoconfiança. Até artistas experientes sentem-se, às vezes, intimidados diante de uma folha de papel em branco ou de uma tela virgem.   O bloco oferece a vocë a possibilidade de treinar em papel barato.
É o espaço adequado para desenvolver a criatividade e um estilo pessoal. À medida que você for trabalhando com maior velocidade, a rigidez dos primeiros traços irá desaparecendo.
Cada vez mais a forma de expressar tudo o que vê e sente se tornará um ato intuitivo. Assim, o bloco de esboço vale por um diário que registra seus progressos e conta sua trajetória como artista plástico.
O bloco mais comum para esboços é grampeado na parte superior e contém 20 ou 50 folhas picotadas. Ele pode ser encontrado em três tamanhos: 65 x 47, 47 x 32 e  32 x 23 cm.  Os tipos de papel mais utilizados são: sulfite, jornal e canson.

Material  básico:
Saia sempre com seu bloco de esboços. Há blocos de vários tipos e tamanhos, como já mencionamos, mas os melhores são os espirais, com capa de papelão. O mais prático é o conhecido caderno de desenho escolar, que cabe em qualquer lugar.  Nunca saia também sem um lápis HB, um 2B e uma caneta hidrográfica. Use borracha o mínimo possível.  Lembre-se que você só está fazendo um esboço, não um quadro acabado.
Utilize apenas um lado da folha de papel, para evitar que seus desenhos borrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário