segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Esculturas eletrizantes em acrílico.

Olá amigos, 

Quando vi esse enunciado no Google, fiquei intrigada, para não dizer muito curiosa rsrsrs.  Então fui pesquisar para ver do que se tratava e descobri que essas esculturas em acrílico, são criações do engenheiro norte-americano Bert Hickman, que utiliza um acelerador de partículas para criar descargas de milhões de volts. É como se a luz, que é intensa e quente, gravasse sua passagem pelo molde, deixando sua marca por meio de fraturas mínimas no acrílico. Uma verdadeira loucura esse processo criativo não acham?

O efeito no material é como se um raio tivesse sido congelado no tempo, um processo que Bert chama de "Captured Lightning" (Raio Capturado). Os desenhos resultantes são chamados Figuras de Lichtenberg, nome dado em homenagem ao físico alemão Georg Christoph Lichtenberg, que registrou esses desenhos e formas em 1777. 

Vejam nas palavras de Bert, algumas explicação sobre esse processo criativo:
"Para criarmos nossas esculturas, nós alugamos "tempo de raio" em um acelerador de partículas de cinco milhões de volts. À medida que o acelerador injeta enormes quantidades de elétrons em um pedaço de plástico acrílico claro, uma grande carga elétrica (normalmente 1 - 2,5 milhões de volts) se forma no interior." 
"A nuvem de carga interna é similar ao amontoados de cargas que se acumulam dentro das nuvens de uma tempestade.  As fagulhas das descargas intensamente quentes criam um registro de sua passagem, deixando para trás permanentes correntes "fossilizadas" em forma de galhos de árvore de microscópicas fendas e tubos."

Agora conheçam algumas de suas incríveis esculturas:








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário