quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pesquisadores afirmam que "Mona Lisa" era um homem.




E a polêmica sobre quem seria o modelo usado para pintar a "Mona Lisa" continua...

Pesquisadores italianos especializados em Arte, asseguram: A pessoa que posou para o retrado da "Mona Lisa", era um jovem assistente de DaVinci, chamado Gian Giacomo Caprotti, mas conhecido como Salai. Inclusive, foi, dizem, sua musa e seu modelo para vários quadros. Os dois homens mantinham uma relação "ambígua" e é possível que fossem amantes. Salai começou a trabalhar com o artista aos 16 anos e permaneceu a seu lado durante 25 anos. 

Segundo Silvano Vincenti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, o mestre deixou indícios, pintando nos olhos da Gioconda uma minúscula letra L de Leonardo e uma S de Salai. Para chegar a estas conclusões, sua equipe baseou-se em uma análise de reproduções digitais de grande qualidade.    O Louvre, proprietário da obra, não acredita nesta tese. "O quadro foi submetido a todas as análises de laboratório possíveis em 2001 e em 2009. Não foi encontrada nenhuma inscrição (letra ou cifra) durante estes exames".      

Mas Vincenti destaca a grande semelhança entre os traços dos rostos dos protagonistas de "São João Batista" e "Angelo Incarnato" que tiveram Salai como modelo, principalmente com o nariz e a boca da "Mona Lisa".






Nenhum comentário:

Postar um comentário